Prioridades

 

O texto de hoje é uma continuação do post anterior, agora trazendo uma abordagem um pouco mais prática.

Já foi dito que para aproveitar bem a vida é necessário atender necessidades de saúde física, psicológica e social, e buscar autorrealização, que implica em saber seus valores e agir de acordo. 

Ah, e valores, que eu cito aqui, é simplesmente o conjunto de coisas que você reconhece grande importância, ou seja, atribui valor.

Isso é algo bem pessoal, e se você não souber definir ao certo ainda, tudo bem. Mas aqui estão algumas perguntas que podem ajudar:

  1. Há alguma causa que você considera muito importante?
  2. O que você mais valoriza/admira nas pessoas?
  3. Em momentos de felicidade ou satisfação, o que você estava fazendo?

As respostas dessas perguntas provavelmente já te darão algum direcionamento.


Mas ainda falta algo muito importante nessa equação sobre como aproveitar bem a vida: o tempo.

Ele faz parte da tríade básica da vida, que é: Tempo, Saúde, Realização.

Estes três aspectos são os que definem a potência de uma vida, sem tempo não se faz nada, sem saúde também não, e sem realização, não é efetivada a possibilidade que o tempo dá, nem a capacidade que a saúde traz.

Sabemos que nosso tempo disponível nessa vida, ou até mesmo no dia-a-dia, é limitado. 

E mais, naturalmente, muito do nosso tempo já está inevitavelmente comprometido: Precisamos dormir, trabalhar, fazer tarefas domésticas, cuidar da saúde, nos organizar, dar atenção às pessoas importantes para nós, entre outras obrigações.

E nem sempre conseguiremos atingir nossa autorrealização já nessas atividades. O tempo que temos exclusivamente para focar no que quisermos, é contado. 

E é aí que entra a necessidade de definir prioridades.


Se for parar pra pensar em tudo que seria interessante fazer, seria possível criar uma lista bem grande. Mas  no final das contas, dificilmente seria possível realizar todas elas. 

Existem pelo menos dez coisas que eu gostaria de me dedicar, mas considerando todas obrigações nas quais já estou comprometido, é como se eu só pudesse fazer apenas uma com qualidade.

Por isso a importância de definir suas prioridades, assim você já ganha uma noção muito maior do quê, e do quanto você pode ou não fazer. 

Basicamente, para conseguir realizar o que você quer, você também precisará saber dizer não ao que não é essencial. 

A organização de prioridades trata-se de ter uma lista ordenando atividades por ordem de importância. Nada precisa ser excluído da sua lista, mas deixar para só fazer os itens debaixo quando os primeiros estiverem em dia, melhora o quanto você consegue agir de acordo com seu ideal de vida. 

Não se perca tentando fazer tudo, em vez disso, faça o que você precisa fazer.



Se puder, deixe um comentário!


"Disciplina é Liberdade" ~~Aristóteles


Comentários

Eduardo Rafael disse…
Música citada da vez: Oração ao Tempo - Caetano Veloso

https://youtu.be/YBg9bDzEEPc


Interessante mencionar, que a frase de Aristóteles que aparece no final do post, também foi citada na música "Há Tempos - Legião Urbana"

Postagens mais visitadas deste blog

Inception

Sobre A Vida

O Sábio